domingo, 1 de maio de 2011

Santo Onofre - O que você precisa saber!


As vezes chamado também de Santo Honofre e São Onouphrius . Seu nome grego pode ser mesmo uma corruptela do termo egípcio: Uen-nefer (O que está sempre feliz, satisfeito).

A vida de Santo Onofre só é conhecida pelo que conta um de seus discípulos, São Paphuntius, (no Brasil é chamado de São Pafûncio), o qual o encontrou no deserto no Egito. Onouphrius viveu no século IV e tornou-se um monge em um monastério perto de Tebas de onde ele saiu para viver uma vida de eremita e contemplação. Por 60 a 70 anos Onofre viveu só no deserto e usava como vestimenta apenas o seu cabelo e uma espécie de calça feita de folhas. Não obstante ele foi e ainda é um assunto muito popular na arte Medieval. É muito festejado na Espanha e vários são os milagres a ele atribuídos. 

No rito ortodoxo, reza a lenda que o Venerável Onofre teria sido uma virtuosa rapariga que, para preservar a sua virgindade de um feroz perseguidor, rezou a Deus para que o transformasse num homem, o que lhe foi concedido pela intervenção providencial; só depois terá fugido para o deserto, tornando-se então eremita.


É o padroeiro dos tecelões, talvez porque às vezes tecia sua própria peça de roupa com fios de plantas encontradas no deserto.


É protetor dos alcoólatras. Diz à lenda que teria no início de sua vida vencido esse terrível vicio, mas nada foi provado nesse sentido. Não obstante ele é invocado para a cura do alcoolismo.


É considerado o patrono da fortuna (sorte).


E agora passa a ser protetor deste blog!


Sua festa é celebrada no dia 12 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário